sábado, 22 de agosto de 2015

As coisas estão mudando!

Aqui em São Paulo a velocidade das ruas está sendo estabilizada em 50Km. Para os que não conhecem a cidade, há grandes avenidas que cortam bairros, muitas vezes com alguns quilometros de extensão, e nessas avenidas os motoristas costumavam dirigir com velocidade acima de 70km, algumas vezes até mais. 
Todos gastam muito tempo no transito, assim quando é possível andar um pouco mais rápido, dirige-se mais rápido. Dia 20 de julho a velocidade das marginais foi reduzida de 90km para 70km, com a justificativa de diminuir acidentes graves (inclusive escrevi aqui sobre as muitas variáves que estão envolvidas em um acidente). As marginais são 08 pistas com grande circulação de veículos leves e pesados. Houve grande discussão sobre essa redução, mas não parou aí. Seguiram outras reduções de velocidades nas ruas principais. Em qualquer roda de amigos, em algum momento o assunto vem a tona. Não quero discutir se deve ou não reduzir, o que gostaria de deixar regitrado é que mesmo discordando os motoristas estão respeitando a velocidade. e não tem radar não!!!
Hoje andei pelo minhocão, 50km! Não tem nenhum radar nos 3,2km dde extensão e os carros andam a 50km ou um pouco mais, mas é pouco. Nas marginais mesmo, os motoristas tem dirigido a 70km e há poucos radares. 
Digo isso porque eu dirijo sempre pela Av. Sumare que não tinha radar e dirigia-se a 90km, depois passou a ter radar a 70km, e os motoristas corriam, perto do radar diminuíam e voltavam a andar mais rápido ao passarem o radar. Nova redução na Sumaré, para 60km, continuava a acontecer a mesma coisa: corria-se, perto do radar diminuía e depois voltava na velocidade 'confortável' para o motorista. 
Atualmente, não vejo isso acontecer nem nas marginais, nem no minhocão... ou seja a lei está sendo introjetada, não precisa de punição, respeita-se! Mesmo sem radar, os motoristas estão dirigindo na velocidade estabelecida.
Certo ou errado essa velocidade de 50km em quase todas as ruas de São Paulo, não sei, mas vejo que houve mudança de comportamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário