segunda-feira, 28 de março de 2016

Surpresa!

Cada espécie tem sua forma de linguagem: os cães ladram, os gatos miam, os pássaros cantam e os homems falam. A linguagem usada é a forma encontrada para se comunicarem, dizerem que estão em perigo, ou que precisam de aconchego, ou que estão a caminho de alguma coisa. Claro que há desentendimentos, mas na maioria das vezes os animais respeitam o código estabelecido, por exemplo o macho numa disputa de poder: mostram-se os dentes, a dança de cá e lá alguns ataques até o que mais fraco recua e sai do bando com alguns ferimentos é claro, mas vivo. 
Sempre me assutei quando duas pessoas param de falar. Nunca entendi, sempre achei que se pode conversar, deve-se ter o distanciamento das partes, mas por que parar de falar? Distanciamento muitas vezes nos dá inclusive outro lugar para olhar, mas sempre achei que seria possível falar ao outroo que não gosta. Estou pensando em uma situação de pessoas que gozam de uma intimidade, por isso param de se falar - filho que não fala com o pai, ou irmãos que não se conversam, por exemplo. Sim, muitas vezes não concordamos com as idéias de pessoas de tão perto, e família ninguém pediu para estar naquela... são seres diversos, com estórias parecidas, mas que calam em cada um de forma singular. E por isso, os fazem tão diferentes.
Quando isso acontece nas amizades, é radical. São amizades que se rompem, pois os laços são tenues, nada é masi forte do que a vontade de estar perto desta ou daquela pessoa. Quando há a quebra por algum dos lados, não tem mais porque estar perto. Daí as pessoas começam a se distanciar. Sim até aí eu entendo, mas minha questão é quando nada aconteceu, apenas o tempo passou e as pessoas se distaciaram... Cada uma tomou um rumo... sim!  E porque não falar depois de muito tempo?
Nesse tempo em que o exercício da democracia está em pauta, pelas questões políticas, vale a pena pensar nas amizades. Não preciso concordar, mas acabou todo afeto? Que diferença tão profunda é essa que não dá para ficar restar nada daquela pessoa.
Em psicologia, quando isso acontece, falamos que houve uma cisão e uma parte foi recalcada, pois me faz sofrer viver com essa parte. Penso que o mesmo acontece nas relações: será que preciso me distanciar de tal forma? Então aquela pessoa perto me traz sofrimento? Ela me faz vivenciar alguma parte minha que não posso conviver!
Isso é muito comum ver, quando acontece uma violência!Execramos a pessoa, esquecemos de pensar que também a nossa violência está aqui, de forma domesticada, mas também somos violentos. Aprendemos o código civilizatório, por isso não expomos nossa agressividade, mas ela faz parte do humano. Haja visto nas manifestações políticas: ambos os lados tem atos de barbárie... não é uma lado bom e o oturo mau, como clamamos. Desta forma, fico do lado bom e tudo resolvido. Não!!
Pois então, voltando às a amizades, por que deixar de falar? Ou na linguagem da psicanálise, por que precisamos nos afastar daquela pessoa?
Eu não entendi, que mal eu fiz para uma pessoa querida até dezembro, chegar em janeiro e não responder mais aos meus telefonemas, para saber se foi berm de festas? depois para saber das férias?

Nenhum comentário:

Postar um comentário