terça-feira, 5 de abril de 2016

Em tempos de whattsapp!

É fato que os eletrônicos nos possibilitaram a ter acesso a um mundo distante. O telefone já foi um avanço grande, pois falar com alguém a kilometros é maravilhoso. Hoje são tantas plataformas que nos deixam perto que não é possíviel enumerá-las.
Na minha infância convivi com minha mãe escrevendo carta para a filha de uma vizinha que não era alfabetizada. Minha mãe escrevia e envia, e quando chegava a resposta, iámos à casa dela avisá-la para ela vir escutar o que a filha lhe contava. Meinha mãe lia a carta da filha, ela ditava um carta resposta e assim ia. Não via como um fardo para minha mãe, fazer essa gentileza. Não, eera uma prazer poder ajudar a vizinha.
O whattsapp é um aplicativo imeditista, não tem o tempo das cartas, e nem mesmo dos email. Envia-se uma whatsapp, a outra pessoa receba na hora e já responde imediatamente... trava-se uma conversa e o orgulho das pessoas é que se pode falar com várias pessoas ao mesmo tempo!
Estes foram avanços da tecnologia que fizeram o tempo encurtar entre as pessoas. Entretanto quando usar cada uma dessas tecnologias? Será que tudo pode ser substituído?
Apesar das audio-conferencias, em algumas situações as reuniões presencias são imprescindívies. Há como um chefe chamar a atenção de um funcionário via whatsapp? Ou mesmo parabenizá-lo por um bom trabalho?
Será que dá pra substituir a conversa familiar, na hora do jantar, ou em frente a TV, ou no almoço de domingo? Como se faz uma família? Como se transmitem os valores?
Pois então, tenho ficado um pouco impressionada com a distancias das pessoas. Parabenizar pelo facebook é igual a ligar para o amigo e dar os parabéns? A justifica é para não incomodar. É incomodo receber uma ligação de felicitação? Ou uma ligação para saber como o amigo está de saúde ( em caso de doença)? Como assim, quer dizer que vou incomodar querer parabenizar um amigo(a)? Vou incomodar se ligo para falar com um amigo? Se estou ocupada e a pessoa é amiga, não posso falar isso para ele e combinamos outro horário para nos falarmos?
Tenho visto, cada vez mais as pessoas usando facebook ou whatsapp nessas ocasiões. Tem-se centenas de amigos no facebook, parabénizá-los ali é uma coisa, mas e os amigos com quem você sai, vai ao cinema, ou sai para bater papo, ou para contar sobre uma tristeza? Um parente que faz aniversário é igual a uma amigo do facebook?
Será que isso é estarmos perto? Tenho me feito essa pergunta em diversas situações, e acho que sou tradicional - uma ligação é sempre uma boa opção! Escutamos a voz - e podemos saber se ele está bem mesmo ou não  -, aprendemos a escutar, temos que esperar o outro responder, e podemos conversar um tempão, ou alguns minutos...
Saudades do bom e velho telefone!!!







Nenhum comentário:

Postar um comentário