terça-feira, 11 de março de 2014

Pomar Paulistano!

São Paulo é tão agitada que é raro olharmos as ruas, mas pode ser uma exercício divertido e que amplia nosso olhar, só temos a ganhar pois começar o dia com a cara emburrada não é bom, e olhar a sua volta pode trazer muita surpresas... 
Então vamos lá, eu ando e olha as árvores e daí pude achar muitas árvores frutíferas, e gostaria de compartilhar minhas descobertas.
O corredor da Av. Sumaré é cheio de pitangueiras e amoreiras, no mês de setembro, época dessas frutas as pessoas que passam por este caminho tem um espetáculo lindo, as árvores floridas – as pitangueiras ficam brancas - e depois elas ficam cheias de frutos, todos pegam, e claro, há os mais tímidos que só passam...
Amoreiras têm muitas espalhadas pela cidade, já escutei até os mais azedos reclamarem que quando elas caem sujam o carro, mas se você tiver paciência e catar um pouco dá até pra fazer geléia. Eu adoro comer geléia de amora das ruas paulistanas; no buraco da Av. Paulista com Av. Rebouças tem uma grande variedade: mangueiras e abacateiros, com frutos lindos, mas acredite, lá tem um pé de castanha portuguesa. Essa árvore fica bem de frente a Av. Angélica e agora neste mês de fevereiro ela tem espinhos das castanheiras, mas é pena que ela não consiga reproduzir, os espinhos não crescem...
Na Rua da Consolação, esquina com R. Antonio Carlos, no canteiro central tem um pé de romã, outro dia tinha flores, preciso passar lá pra ver se já tem fruto. Já imaginaram que mágico, ver aquela avenida tão movimentada, poluída e como num carinho aos passantes, ela oferece essa imagem de uma romã pendurada. 
Outra árvore que resistiu à violência da cidade é uma goiabeira no canteiro central da R. Dr. Arnaldo... e no final da Av. Sumaré, onde na verdade ela chama Paulo VI, tem um mamoeiro que resiste em dar frutos... é lindo ver os mamões ali naquela árvore magrinha, comprida  e tão solitária...
Na R. Cândido Espinheira tem uma jaqueira que está cheia de fruta, essa é uma árvore cuidada, seus vizinhos até fizeram um cercado nela, claro que dificulta pegar as frutas, pois se estão na calçada elas são do povo! mas isso é outro assunto. Hoje vi na R. Macunis, essa sim uma rua bem arborizada, uma goiabeira com frutas amarelinhas, no ponto de colher.
E o maracujá na R. Minas Gerais era lindo, mas oferecia perigo já que estava enrolado no fio de luz, uma vez que esse tipo de planta é trepadeira . Agora ele morreu, dava frutos, caiam na calçada, era cheiroso ainda mais que a flor dele é linda...
Aqui estão algumas que me lembro agora, há outras. Procurar uma árvore frutífera nessa selva de pedra é uma brincadeira gostosa e divertida, procure também perto da sua casa e divida conosco. Vai ser uma delícia ter essa cidade povoada de frutas!!!

4 comentários:

  1. Belo exercício Liz! saudades e um grande beijo.

    ResponderExcluir
  2. Liz querida, que delícia passear com seu texto que além de me trazer lembranças das minhas próprias histórias com árvores frutíferas, lembrei-me da primeira vez que conheci uma castanheiros com sua fruta espinhuda. Lembra-se? Obrigada por trazer de volta lindas memórias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Liz, Não sei porque saiu como Gabriel mas fui eu quem escrevi. Esther.

      Excluir
    2. Liz, Não sei porque saiu como Gabriel mas fui eu quem escrevi. Esther.

      Excluir