quarta-feira, 26 de março de 2014

As crianças mudaram?



As crianças estão diferentes, as brincadeiras, a relação com os pais (se fala que os filhos são pequenos príncipes, dentro de casa). Não é raro escutarmos pais falarem que seus filhos não saem do computador, ou não param de jogar no celular... mas e antes????
Antes as crianças brincavam na rua... e não queriam para de brincar e entrar para o almoço!!! Não é? Ou então estavam brincando de boneca e não queriam parar para fazer lição, e daí demoravam a guardar, a mãe ficava brava, entrava no meio da criançada e fazia com as crianças fossem estudar. Ou seja, ordem dada, tem que ser obedecida. E não era porque ela queria, mas ela estava educando e algumas frustrações tem que ser sofridas.
Sim, crianças não querem parar de brincar, elas querem o prazer imediato, ainda não aprenderam a postergar o prazer. Freud tem até um texto intitulado “Mal Estar da Civilização”, no qual ele discute as regras sociais e a necessidade delas para termos uma sociedade com essas bases. Então o que mudou?
Não seria a relação dos pais com os filhos que mudou? Era para almoçar, a mãe chamava 1 vez, 2, 3 e as crianças acabavam vindo para a mesa. Hoje vemos os pais delegando responsabilidades aos filhos, do tipo ‘se você não quiser comer agora, depois vai ter que comer sozinho’, ou ‘não vamos esperar você, nós vamos comer’.
Outra observação é que hoje, muitas vezes se dá comida para o bebê em frente a TV, pois bebê não senta à mesa, e os pais ou responsáveis não a trazem para a cozinha, ou copa, ou sala de jantar.... o hábito continua, pois criança de 2 e 3 anos é difícil de comer, brinca com a comida e daí fica na mesinha dela em frente a TV, vai crescendo e precisa vir à mesa, mas e agora, como trazê-la para essa atividade familiar?
Talvez os pais nem estejam em n a hora do almoço e do jantar e as pessoas responsáveis para facilitar o serviço, dão comida para a criança antes, ela sozinha a mesa é muito chato, porque não deixá-la comer na sala em frente a TV. Daí na hora do jantar, os pais pedem que os filhos venham comer junto, mas os filhos não querem parar de brincar ou trocar mensagem com os amigos (vamos falar a verdade, é tão gostoso conversar com nossos pares, entre os adultos, ou entre as crianças) dizem que não estão com fome, os pais como acham que devem respeitar o ritmo dos filhos deixam-no comer depois e assim vai, come-se hoje dessa forma, amanhã também e assim vai.
Antigamente, quando as brincadeiras eram mecânicas, os pais eram mais determinados ou autoritários ou tinham pulso firme, não sei como denominar isso, mas hora de comer, era hora de comer. A criança podia fazer a onda que quisesse, tinha que comer. Se tivéssemos que respeitar os horários individuais, como a fábrica funcionaria, ou as escolas fariam com o horário do lanche????
Que tal pensarmos em como estamos educando nossas crianças ao invés de reclamara que eles não fazem? Nós também não queríamos obedecer!!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário