quarta-feira, 15 de outubro de 2014

Você se organizou?

Sustentabilidade é o tema da moda! Todo mundo fala, todos têm uma dica pra dar, há até um programa na rádio...
Em 2011, o então prefeito Gilberto Kassab, cassou as sacolinhas dos supermercados... foi um aoê... reclamações para todos os lados, gente reclamando. As justificativas para o uso eram muitas: uso para lixo, mas minha família é grande, como faço compra? eu vou do trabalho e dai não tenho sacola??
Eu sempre lembrava que quando era criança minha mãe fazia comprar e levava a sacola, ela tinha 3 filhas e não dirigia, tinha que fazer compra a pé e carregar a sacola de pano até em casa. Acho até mais prático, pois aquele punhado de sacola...  nos mercados cada uma tinha que levar a sua própria sacola e tinha até um lugar para guardar a sacola, logo na entrada da loja... 
Eu não sou parâmetro, pois levo minha sacola desde 1996 após uma temporada fora do Brasil. Lá se pagava para por as mercadorias na saquinho do mercado! Bom desde então levo minha sacola, claro que alguma vezes esqueço, ou saio do trabalho e passo direto fazer compras, mas tenho várias sacola, ganho sempre dos amigos uma sacola bacana para eu fazer compras... e assim vai.
Quando Kassab acabou co as sacolinhas todos ficaram enfurecidos...
Na padaria, pra que você pegar sacolinha? Nem vem dizer que é muita coisa... E ainda os frios ficam deitados... se levar na mão eles chegam bonitinhos na bandeja!!!  Depois vai pra Paris e volta contando que os franceses levam a baguete embaixo do braço....
Bom, agora o Tribunal de Justiça de São Paulo determinou que a partir de novembro, as sacolinhas plásticas devem ser retiradas do mercado. Você fez alguma adaptação no seu dia-a-dia para não pegar sacolinhas no supermercado? Tentou levar sacola de pano em algumas vezes que foi ao supermercado? tentou deixar uma sacola no carro, no caso de parar para fazer uma compra? Por que não foi se adaptando a tal sustentabilidade e tentou usar menos plástico?
De novo vamos ter uma enxurrada de gente reclamando, mas o que você fez para diminuir o impacto da sacolinha?
Bom, agora tem uma lei que determina e pronto!! Reclamação sim, mas menos plástico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário