quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Desserviço da Rede Globo - vamos aos fatos!

Esta semana na novela Imperador um garoto foi adotado por uma família. Era uma adoção tardia, ou seja de garoto grande, não sei a idade ao certo mas deve ter uns 11 anos. este tipo de adoação é mais a difícil de acontecer. Ponto pra rede Globo que mostra a possbiliade da adoção de crianças grandes. 
Só que o garoto na despedida, chorava e dizia que não queria ir, e ainda perguntava se não pode ficar com a mulher que estava com ele naquele momento. Ela diz que teria que ir, quando a profissional chega para levá-lo ao casal ele reitera a pergunta e ela novamente afirma que ele deve cumprir essa ordem... Ali parecia-me que o menino nem conhecia a família para onde ia. Quer dizer que não houve visitas, passeios, finas de semana juntos para depois ocorrer a adoção???? E se a criança se manifesta contra, por que o juiz iria impor a doação para essa família?
Fui perguntar aos noveleiros quem eram as pessoas e daí fiquei sabendo. A mulher é uma cabeleireira que junto com um travesti cuidavam do menino. O travesti fez uma promessa para a mãe do menino de cuidar dele e já tinha pedido a adoção, mas foi rejeitado por ser travesti. Atualmente isso não é motivo de impedimento para conseguir adotar uma criança. Então a cabelereira entrou com pedido de adoção que também foi rejetiado por ela ser solteira, outra desinformação.
Claro que nesse mundo a fora temos profissionais preconceituosos trabalhando, mas esse é um trabalho de equipe e como tal devem discutir e chegar a um consenso. Assim esses tipos de preconceitos não costumam ser impecilho, ainda mais no Rio de Janeiro onde a novela se passa...
Para informar, a adoação deve ser de comum acordo, isto é, tanto a criança quanto a família devem aceitar-se um ao outro. E quando já há uma pessoa cuidando da criança, como é o caso da novela, que o garoto ficava sob a guarda da Xana, esta pessoa entraria com pedido de guarda e a criança continuaria a viver ali...
Se fosse assim, e a adoção por casais homoafetivos - de mulheres ou de homens? Ou para solteiros - tanto uma mulher solteira como um homem solteiro?
É isso.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário