segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

Afeto: se pede ou não?

Faz tempo que não escrevo, estava com saudades. Olhei na data das postagens, faz quase 15 dias... mas esse tema tem me provocado, acho que não escrevi antes pois não consegui achar uma posição apesar de ter conversado com várias pessoas. E já que me propus a discutir aqui minhas inquietações, vamos lá!! Afeto: se pede ou não?
Outro dia, uma amiga disse que afeto não se pede, ou se tem ou não se tem. Não respondi... sou uma pouco lenta para isso, demoro a pensar e pra responder; fiquei pensando... no começo concordei, depois discordei. Por que não se pede? Acho que podemos pedir sim, o que não podemos é obrigar o outro a dar o que pedimos... o outro pode ou não nos dar. Ai estou de acordo.. temos que respeitar (apesar de ser difícil) o que o outro pode nos dar, mas acho que tenho o direito de pedir.
Eu tenho dois gatinhos e quando chego em casa eles, sem a menor cerimonia, me pedem carinho. Algumas vezes estou com mais tempo e posso me sentar no chão e fazer muuuuiiito carinho, mas muuuiiito carinho mesmo, outros dias chego com fome, quero comer e dai faço um pouco de carinho apenas... , eles pedem e eu dou o que posso... e ficamos nós tres felizes. Não deve ser assim com os amigos? Eu peço e o outro me dá o que ele pode... acontece que exigimos afeto, dai é diferente... nas questões dos afetos não se exige, mas se conquista, se dá, se tem... 
Acho que tenho sim uma posição: pode se pedir afeto, não se pode exigir afeto! Afeto não se exige, se pede e se dá! Algumas vezes é dificil aceitar o que o outro pode nos dar, então preferimos nem pedir pois corremos o risco de não termos aquilo que queríamos mas aquilo que o outro pode nos dar! Pois também aprendi com os anos que não se gosta de uma pessoa porque ela é assim ou assado, se gosta e pronta - temos algumas exigencias, é claro.... mas tem que ser inteligente, quanto??? tem que ser culta, quanto???? tem que ser boa, boníssima??? não! Assim vou ficar na dívida!!!! -  e daí gostando a gente dá afeto...muito, pouco... se dá!

Um comentário:

  1. Andei pensando, a paquera não é um pedido de afeto? Não se está pedindo para ser olhado, gostado? Pois então!!!

    ResponderExcluir