sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Quando as notícias me pegam!

Muitas vezes quero escrever alguma coisa, mas nada me chama a atenção, outras vezes vejo notícias que me impelem a escrever. É os caso da faixa para viciados em celular.
Terça-feira foi inaugurada na China a primeira faixa para viciados em celular. Ela tem apenas 50 metros e fica sobre uma ponte. A questão do uso do celular pelos chineses já fez o governo colocá-la como questão de saúde pública uma vez que os ferimentos causados pelo uso excessivo desse aparelho nas ruas são um fato; e agora, uma empresa privada aproveita-se dessa fraqueza da sociedade e instala uma faixa própria para facilitar o transeunte com seu aparelho. Não seria mais produtivo ela aplicar esse dinheiro em um programa para retirar as pessoas desse vício?
Uma ponte é uma construção que facilita a passagem das pessoas sobre uma obstáculo natural, que possibilita as pessoas irem de uma lado ao outro do rio o que promoveu a integração de comunidades antes separadas.  A possibilidade dessa travessia tem valor agregado, que as pessoas deixam de pensar depois de algum tempo. Em julho fiz uma caminhada pelo Vale do Pati - na Chapada da Diamantina, e atravessar um rio era muitas vezes difícil, pois tínhamos que caminhar sobre as pedras ou irmos até um lugar mais raso que possibilitasse a travessia, ou mesmo tínhamos que dar a volta na cabeceira do rio... Ali nem queríamos o celular, olhar a paisagem era nosso desejo.
Penso que atravessar essa ponte também tenha seu encanto que foi perdido pela população de tanto uso, por não olhar a sua volta. O uso compulsivo do celular me faz pensar numa sociedade triste e imatura. Acho triste caminhar sem olhar a nossa volta, sem olhar para as pessoas que passam por nós. Imatura pois essas pessoas não estão preocupados com seu entorno, mas sim consigo mesmo, como um bebêque ahca que o mundo giro em torno dele; usar o celuluar sem se aperceber do seu entorno é como se não existissem outros pedestres, o carro, as demarcações das vias....
Quanta ambivalência: ao mesmo tempo em que estão conectadas, estão desconectadas!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário