sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Os hábitos e as campanhas!!


            Outro dia, por ocasião da crise da água, estava discutindo com umas amigas sobre o assunto e li um artigo na folha de São Paulo - folha 2, opinião -  sobre os hábitos do brasileiro, o qual focava e alertava os governantes para uma campanha na mudança de hábitos em relação a água. Não podemos esquecer a falta de investimento no setor de abastecimento - encamentos, tratamento, distribuição, etc- mas e nossos hábitos? A agriucutlura que desperdiça água com a irrigação por asperção, e nós nas nossas casas usamos a água de maneira descontrolada...
            Nós brasileiros sempre achamos estranho os europeus lavarem a louça de torneira fechada, nós tinhámos tanta água que a torniera sempre ficava aberta; e agora estamos fazendo igual. Hábitos se mudam sim! e por que não investir em campanhas para a bom uso da água que reflita nas geraçãoes futuras? Perigas de acontecer da mesma forma que na crise da energia. Naquele ano, todos pouparam, mas e depois????
            Acontece que campanhas devem ser feitas sempre!!! Já viram alguma cerveja para de investir em propaganda?
            Nos anos 80, as campanhas que alertavam para o uso da camisinha , surtiram um super efeito. Todos em algum momento estavam discutindo o assunto: discutia-se sobre o comportamento dos jovens, ou como os idosos iam aderir a essa nossa necessidade, ou como a fidelidade ia ser encarada dentro dos relacionamentos... e assim foi! Agora, 20 anos depois, quando a epidemia de HIV está controlada, ela volta a ameaçar, pois os jovens perderam o medo da doença, acham que não vai ser infectado e tal. Isso tudo pra falar que li uma notícia que os integrantes do BBB pediram a pílua do dia seguinte, não sei se é verdade, mas de alguma forma, essa notícia cehgou na internet. Como assim, quer dizer que eles transaram sem camisinha?? Fora a gravidez indesejada, e o HPV, o HIV, e as outras DSTs???? A pílula do dia seguinte é pra ser usada quando há uma falha, mas ali, todos adultos, desconhecidos, como não usaram o preservativo? Poderiam até usar a exposição e tirarem da gaveta um preservativo feminino!!!!
            No artigo, eles usavam esse fato para esclarecer o que é a pilula do dia seguinte. Ótimo, vamos divulgar que existe essa possibilidade, que pode ser encontrada no serviço público, como funicona, o que é, tal e tal... MAS...
            Ai campanhas!!!!
            Um exemplo positivo, foi o presidente dos EUA, Barak Obama, que enviou um video (link abaixo) para o Grammy, pedindo aos artistas que usem da sua posição de formadorres de opinião para acabar com a violência de gênero. Ou seja, até o presidente está empenhado para o fato!!!
            A peteca não pode cair, temos que refletir sempre. Seja com relação ao uso da água, ou da energia elétrica, ou das doenças sexualmente transmissíveis, ou da questão de genero, ou do consumismo e assim vai! Que tal nos  habituarmos a pensar sobre nossos hábitos!
            Não dá para nos comportarmos com pensamento assistencialista o tempo todo, estamos acostumados a esperar do poder público e reclamar que eles não fazem nada, mas e nós?

http://www.nbcnews.com/pop-culture/music/obama-urges-grammy-artists-take-stand-sexual-violence-n302606

Nenhum comentário:

Postar um comentário