segunda-feira, 20 de abril de 2015

A vida conectada!!!

     Reclamamos que não temos mais tempo nada, mas a não queremos em momento algum ficar parados, olhando a paisagem como faziam os antigos, conversando na porta das casas... hoje queremos estar em todos os lugares e assim o tempo voa!!!
      Cada dia precisamos inventar um novo modo de estarmos conectados. Antes eram as cartas, passamos ao telefone, depois aos emails, ao telefone celular e este ganhou aplicativos que nos oferece diversos aplicativos para nos colocar no mundo.
      Em 30 de abril  do ano passado, escrevi aqui um texto impulsionada pela notícia que no Japão, uma empresa financiou a pintura de uma faixa que serve exclusivamente para pessoas falando, teclando, escrevendo ao celular, e que lá o uso do celular é uma problema de saúde pública devido ao grande númeno de acidentes - tipo tombos, choques - que acontece enquanto usam esse aparelho. Esta semana, fiquei olhando as pessoas na rua, estamos quase iguais aos japoneses... andamos na rua teclando, falando, checando nossos aparelhos. 
    Quando criança, aprendi que atravessar a rua era um ato que deveria ser feito com cuidado, no entanto hoje sempre há uma pessoa atravessando a rua enquanto fala ao celular... quanta distração... Daqui a pouco vamos ter uma problema de saúde pública como os japoneses, pois os acidentes vão acontecer, sejam com os carros ou mesmo nas tropeções nas calçadas...
    Focando nesse uso exagerado do celular a rádio eldorado lançou uma campanha que diz : Um transito sem celular! Só campanhas de grande alcance podem transformar comportamentos das populações...  e hoje atendemos os telefones dirigindo sem o menor constrangimento. Antes do celular esperávamos chegar em um local com telefone para ligar, por que não podemos fazer o mesmo? Delegávamos mais as tarefas, pois não podíamos resolver tudo... 
    Um aparelho que deveria nos ajudar, tornou as pessoas muito mais centralizadoras, mais dispersas, com menos tempo. Saímos com os amigos, e eles estão ali conosco e com o mundo. Outro dia fui almoçar com uma amiga, e ela ficou teclando no whatsapp o tempo todo, contando o que estávamos comendo, nosso trajeto, pois era uma lugar que ela tinha conhecido com outro grupo de amigos... achei muito chato!
    No meu trabalho, meu celular fica longe de mim, e passo o dia muito bem, mas é eu sair do trabalho, já vou olhar o 'bandido'!!! Estou tentando diminuir o uso desse aparelho, o bandido vai virar mocinho nessa estória, e eu vou escrever aqui sobre a delícia de falar somente quando estou disponível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário