quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Que encanto!


As boas surpresas nos pegam de uma maneira que é inexplicável, quando vemos estamos pensando na pessoa, ou mexendo no presente recebido, ou pensando no que nos foi dito, ou rememorando algum fato... Certa manhã aconteceu isso comigo. Entrei na sala do meu local de trabalho e escutei duas pessoas conversando sobre um livro infanto-juvenil. Entrei na conversa e quando vi queria ler o livro... fiquei enlouquecida atrás do tal livro, até que consegui e já iniciei naqulea noite deixando apenas poucas páginas para o dia seguinte... sim literatura infanto-juvenil é fácil, mas esse livro é especial chama-se A Boneca Viajante.
Não é um conto de fadas, mas seu princípio é o mesmo: alguém contou a estória para um que contou alguém pro outra pessoa até que Jordi Sierra i Fabra resolveu escrever para meu/ou nosso deleite. O título já conta de que se trata a estória, é a viajem de uma boneca; mas o mais bonito é a razão pela qual a boneca viaja. Kafka, o autor dessa estória, está conversando com sua mulher e esta diz: "Você [kafka] deu vida a uma insólita fantasia, querido.” E ele, numa perspicácia de quem conhece a psicologia infantil responde: “Não, a única coisa que eu fiz foi recuperar um ser humano. Seria a coisa mais triste Elsi crescer magoada por ter perdido sua boneca." (p.112).  
Assim o livro vai nos surpreendendo pelo encanto que aquela fantasia, criada por Kafka para aplacar a dor de uma perda, vai sendo desenhada, forjada acho que é a palvra mais certa. Numa tentativa de ir criando um fim para a estória a boneca escreve para Elsi, sua dona: "Um dia, quando eu deixar de lhe escrever, nós duas vamos saber que nunca chegaríamos tão longe uma sem a outra. Viveremos cada uma na memória da outra, e isso é a eternidade, Elsi, porque o tempo não existe para além do amor." (p. 87). Somente um grande entendedor da alma humana poderia traduzir de forma tão poética a dor dessa criança e assim a necessidade de eternizar a presença da boneca junto de si.
A Boneca Viajante é um livro surpreendente de ensinamentos sobre a psicologia infantil. Vale a pena lê-lo, adultos e crianças!
Bibliogrfia: Sierra i Fabra, J. - Kafka e a Boneca Viajante. São Paulo: Ed. Martins Fontes - selo Martins, 2009.

P.S. A Exposição sobre Salvador Dali no Instituto Tomie Otake é, como o livro de Kafka, linda... vale muitas visitas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário