domingo, 7 de dezembro de 2014

Abrir presente não faz mais parte da educação?

Quando era criança aprendi que quando eu ganhasse um presente deveria abrí-lo na frente da pessoa que me presenteou e agradecer. Isso era tão arraigado em mim que quando alguém não abria o presente achava estranho, sabia que não era educado... Nos casamentos que os presente chegam  e os noivos não estão para receber, eles devem mandar um cartão de agradecimento pelo presente. Aprendi também com meu avó que presente não tem valor - tanto faz se ele custou R$ 10,00 ou R$100,00, quanlquer presente é importante, pois a pessoa fez a gentileza de lhe dar. Guardo esse ensinamento com muito carinho.
Pois bem, atulamente nessas festinhas infantis as crianças não abrem mais os presentes. Será que a norma de educação mudou?  A gente abria o presente e muitas vezes já brincava na festa mesmo, com as crianças que lá estavam. Agora o presente fica para ser aberto depois, a criança sem sabe quem deu pois são tantos presentes a serem abertos juntos... noto que os presentes ficam de lado, a criança mal sabe o que ela ganhou. Será que não seria valioso ensinar a criança a receber seu convidado, dar as boas vindas, receber o presente trazido e depois ela volta brincar, como se fazia antigamente? Isso é educar. Me pergunto, pra que educação? A partir de que idade se deve ser educado, então? Depois reclamamos que os jovens de hoje não tem educação, mas será que ensinamos a importância da educação?

Nenhum comentário:

Postar um comentário