terça-feira, 23 de dezembro de 2014

Funções da Linguagem, uma reflexão!

Entro no caixa eletronico. Vou fazer uma operação e percebo que a tela está com as letras turvas, faço uma brincadeira sozinha... a mulher que está ao lado, se junta a minha brincadeira e damos risada. Não nos conhecemos, mas quando ela sai ela me deseja uma feliz Natal. Fico perplexa, pois se fosse outro momento será que ela se depediria de mim? Me desejaria uma boa tarde, por exemplo?
A comunicção entre as pessoas é algo intrigante. Outro exemplo, outro dia ao entrar em uma loja logo perguntei a vendedora se tinha o objeto de que estava querendo comprar, mas ela sem me escutar deu as boa vindas num discurso decorado que a loja a ensinou. Parei e perguntei o que ela estava dizendo, ela então repetiu o cumprimento. Dai, fiz novamente minha pergunta.
Lá nos últimos anos do ensino fundamental II, antigas 7ª e 8ª séries do 1º grau, aprendemos sobre os elementos da comunicação e é  sobre isso que queria refletir. Esse fenomeno de desejar Feliz Natal ou boas festas, será que as pessoas estão usando da linguagem fática ou da linguagem emotiva?  A função fática - aquela que tem função de testar o canal, o Alô ao telefone, por exemplo - é usada de forma tão habitual que fica displicente.  e como dizer tchau, ou até mais tarde, ou pasa lá em casa, vocês já escutaram isso. pasa lá em casa quando? e o endereço? claro que é só função fática!
Ao perguntarmos Tudo bem será que queremos ouvir a resposta? Não, nós perguntamos e já saímos de perto. A outra pessoa responde andando...Se estamos perto, esepramo que ela responda afirmativamente e continue. Quando escuto essa pergunta sempre espero para ver o que a outra pessoa responderá, e me questiono silenciosamente se a outra pessoa  está bem mesmo como ela disse. Percebo que escutar é muito difícil. Preste atenção quando você conta alguma coisa e a outra pessoa logo palpita, sem perguntar um pouco mais, ou esperar para ver o que você está querendo dela. será que é um palpite, ou será um aconchego, ou puxão de orelha???? 
Claro que essa pessoa que me desejou feliz natal espera que eu tenha alguma coisa feliz... ela nem sabe se sou cristã ou não, mas quer que eu seja feliz em um momento. Isso é o que importa nesse momento.
Mas, e quando um pai pergunta para um filho se este está feliz. Será que ele realmente quer saber se o filho está feliz? e se o filho disser que não, qual será sua reação? Ou quando um homem pergunta à mulher se ela o ama, será que ele quer saber de verdade? E se ela disser que não? Tem coisas que não se pergunta, ou então esteja preparado para escutar a resposta. Sabe aquela expressao: perguntou o que quis, ouviu o que não quis!!! Pois então, pense nisso antes de falar, senão você gera uma frustração no seu destinatário, pois algumas vezes temos que trocar a função da linguagem e e só prestando atenção no tom de voz da outra pessoa, ou do gesto que ela usa que podemos perceber essa sutileza da linguagem! 
Nesses temos de festas, desejo que 2015 traga a felicidade para você!

Nenhum comentário:

Postar um comentário